Sign In

Working Ideas | 7ª Edição

2017-10-06 11:44:37

 

O primeiro fim de semana é intensivo. Oferecemos alimentação e condições de trabalho. Nos dias seguintes, decorrerão atividades, em horário pós-laboral, para formação especifica e apoio técnico em algumas áreas. O dia 2 de novembro será o dia da apresentação final. Ao longo de todo o processo poderás contar com o apoio de vários mentores convidados, cujo conhecimento e experiência serão um contributo fundamental para melhorar o projeto de cada equipa.

   

Programa:


13/10 | 17h00 – 23h00 | Apresentação e formação de equipas;


14/10 | 10h00 – 20h30 | Workshop Estratégia e BMC e Mentoria;


16/10 | 18h00 – 20h30 | Desenvolvimento da Ideia/Projeto;


17/10 | 18h00 – 20h30 | Mentoria;                                                                 


19/10 | 18h00 – 20h30 | Mentoria;


20/10 | 18h00 – 20h30 | Workshop Marketing e Comunicação;


23/10 | 18h00 – 20h30 | Desenvolvimento da Ideia/Projeto;


24/10 | 18h00 – 20h30 | Mentoria;


26/10 | 18h00 – 20h30 | Desenvolvimento da Ideia/Projeto;


27/10 | 18h00 – 20h30 | Workshop Viabilidade de Negócios;


30/10 | 18h00 – 20h30 | Workshop Pitching;


31/10 | 18h00 – 20h30 | Simulção do Pitch;


02/11 | 18h00 – 20h30 | Apresentação Final a Júri;

3ª Tertúlia 2SHARE - “Talentos Alumni”

2017-09-19 09:38:26

Inserida no Ciclo de Tertúlias 2SHARE - “Talentos Alumni”, ocorre já no próximo dia 19 de setembro, inserida nas atividades de acolhimento aos novos alunos da Universidade do Minho, a 3ª Tertúlia sob o tema "Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo." de José Saramago.

 

Convidados:

Cacilda Moura - Professora do Dep. de Física da UMinho;

Carlos Oliveira - Presidente do Conselho de Administração da InvestBraga;

Roque Teixeira - Assessor do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior;

 

Moderador:

Daniel Vieira da Silva – Diretor de Informação da RUM

 

 

Participação gratuita, mediante inscrição.

Workshop: Inovação nos Controlos de Gestão

2017-06-21 10:01:37

Inserido na programação do Connecting The Dots, este será o terceiros workshop de 2017, que irá abordar a temática da Inovação nos Controlos de Gestão.

Este workshop de 2 horas, decorrerá no Campus de Gualtar, no dia 22 de junho, das 15h00 às 17h00.

No fim do workshop está previsto um espaço para networking dos participantes com coffee break incluido.

Participação gratuita, mediante inscrição.


I. Enquadramento

Inovar é necessário, e também é necessário inovar nos controlos de gestão das organizações. Este workshop tem como finalidade, a partir da utilização da metodologia do Business Model Canvas, disseminar práticas de controlo de gestão de forma a permitir a sua identificação, a sua utilização, as dificuldades e necessidades das empresas.


II. Objetivo Geral

Disseminar práticas de controlo de gestão entre os empreendedores de empresas estabelecidas na Universidade do Minho e no LIFTOFF - GABINETE DO EMPREENDEDOR DA AAUM, tendo como base a metodologia do Business Model Canvas.


III. Objetivos Específicos

Realização de um Workshop com atividades relacionadas às práticas de controlo de gestão com enfoque nas seguintes categorias de análise:

Risco

Orçamento

Performance

Custos

Estratégia

Qualidade

Sistemas de informação

Colaboradores

Clientes


IV. Metodologia

No decorrer da atividade os participantes serão desafiados a discutir e analisar práticas de controlo de gestão a partir de casos e situações apresentadas, e a partir da metodologia do Business Model Canvas, apresentar práticas inovadoras de gestão.


V. Dinamizado por: Wendy Carraro

Doutora em Economia do Desenvolvimento pelo PPGE da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Administração pelo PPGA da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na área de Sistemas de Informações para apoio à tomada de decisões com ênfase em Modelagem de Sistemas (2009). Especialista em Controladoria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, e do Programa de Pós Graduação em Contabilidade (PPGCONT) da UFRGS. Pesquisadora do Instituto de Avaliação de Tecnologia em Saúde - IATS. Integrante e vice-coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo da UFRGS.

Network

StartPoint@UM - Feira de Emprego e Empreendedorismo

2017-10-10 18:53:30

A Associação Académica da Universidade do Minho promove a 8 ª edição da STARTPOINT@UM, cuja coordenação está a cargo dos gabinetes técnicos: LIFTOFF – Gabinete do Empreendedor e Gabinete de Inserção Profissional da AAUM. O evento decorre nos dias 15 e 16 de novembro na Universidade do Minho, Campus de Gualtar, em Braga.

         

À semelhança do que aconteceu nas edições anteriores, esta iniciativa pretende proporcionar o contacto direto entre os jovens/adultos e o mercado de trabalho, propiciando a divulgação de oportunidades, o desenvolvimento de competências e o networking dos participantes, tendo como público-alvo a comunidade académica (alunos, ex-alunos, investigadores, docentes e funcionários), jovens desempregados e empreendedores.                                                                                                                                                                          

 

O evento constitui uma oportunidade para as empresas partilharem as suas experiências com a comunidade académica, promoverem os seus projetos, criando, junto dos visitantes, uma relação com a sua marca bem como expandir as suas redes de contactos. Será ainda o espaço ideal para divulgação de ofertas de emprego junto dos estudantes da UMinho e demais público.

 

As entidades/empresas poderão fazer inscrição AQUI

 

Mais informações sobre edições anteriores AQUI

 

Mais informações: liftoff@aaum.pt / gip@aaum.pt

Working Ideas 7ª Edição

2017-10-03 10:46:07

 

Queres trabalhar uma ideia de negócio?!

Então tens de participar na 7ª edição do LIFTOFF Working Ideas!



Nesta edição temos um programa ainda mais aliciante onde serão atribuídos apoios aos projetos que avancem da ideia para o negócio, tais como:


- Elaboração do Plano de Negócios;

- Consultoria Especializada de Apoio à Constituição de Empresas;

- Consultoria Especializada de Apoio à Propriedade Industrial;

 


Este projeto pretende incentivar/impulsionar a conceção e desenvolvimento de ideias de negócio através de empreendedores organizados em equipa. Este ano introduzimos uma novidade! Possibilitamos a participação de forma individual ou em equipa*! Podes inscrever-te mesmo que não tenhas uma ideia, só precisas de ter espirito empreendedor, capacidade de iniciativa e muita vontade de participar!



Serão selecionados participantes com diferentes competências e são selecionadas as melhores ideias.  Para as inscrições individuais, serão formadas equipas em função da identificação dos participantes com a pool de ideias eleitas e dos contributos que cada elemento do grupo poderá dedicar.



Formadas todas as equipas, é altura de deitar mãos ao trabalho! Desenvolvem-se competências, analisa-se a ideia e estrutura-se um modelo de negócio. Tomadas as decisões, está criado um conceito e uma estratégia de negócio que vai ser necessário defender com “unhas e dentes”.



Ao longo de todo o processo, os promotores contarão com o apoio de vários mentores convidados, cujo conhecimento e experiência serão um contributo fundamental para melhorar o projeto de cada grupo.



 

Elaborado o modelo de negócios, importa preparar uma apresentação atrativa em formato “pitch” que cative potenciais investidores numa sessão de encerramento do “Liftoff Working Ideas”. Porque não viabilizar a ideia no mercado?

 

Objetivos


- Fornecer ferramentas aos jovens estudantes universitários para que sejam capazes de explorar oportunidades, planificar e desenvolver um modelo de negócio, privilegiando a sua criatividade, investigação e capacidade de inovação em projetos de valor acrescentado, com o apoio de técnicos especialistas e empresários de renome;


- Desenvolver competências para o trabalho em equipa nos potenciais empreendedores;

 

- Promover a oportunidade de apresentação de um modelo de negócios amadurecido a uma panóplia de business angels, capitais de risco e investidores que possam associar-se na viabilização destes projetos no mercado.


Destinatários


Aberto a toda a comunidade com espírito empreendedor, ideias, motivação, criatividade e/ou capacidade de iniciativa.


Calendarização


13 de outubro a 2 de novembro de 2017 (com alguns dias de interrupção)


Regulamento

Regulamento disponivel AQUI!


Inscreve-te já AQUI.

 

Para mais informações contacta:  liftoff@aaum.pt

Portfollium Developer

2017-09-15 18:26:43

Tens perfil empreendedor, mas falta-te uma ideia?


Gostavas de participar de forma ativa num projeto inovador?


Se és aluno ou ex-aluno da UMinho na área de: Engenharia Informática, Telecomunicações, Ciências da Computação ou áreas afins. Possuis conhecimentos de:

Angular 2 e Angular 1;

WebRTC;

Node.js e PHP;

Base de dados (MySQL, MongoDB);

Servidores VPS;


O projeto Portfollium&company® está à tua procura! Junta-te a esta equipa empreendedora!

 

Queres saber mais? Preenche o seguinte formulário: https://goo.gl/VjhTFj