Sign In

Workshop: Inovação nos Controlos de Gestão

2017-06-21 10:01:37

Inserido na programação do Connecting The Dots, este será o terceiros workshop de 2017, que irá abordar a temática da Inovação nos Controlos de Gestão.

Este workshop de 2 horas, decorrerá no Campus de Gualtar, no dia 22 de junho, das 15h00 às 17h00.

No fim do workshop está previsto um espaço para networking dos participantes com coffee break incluido.

Participação gratuita, mediante inscrição.


I. Enquadramento

Inovar é necessário, e também é necessário inovar nos controlos de gestão das organizações. Este workshop tem como finalidade, a partir da utilização da metodologia do Business Model Canvas, disseminar práticas de controlo de gestão de forma a permitir a sua identificação, a sua utilização, as dificuldades e necessidades das empresas.


II. Objetivo Geral

Disseminar práticas de controlo de gestão entre os empreendedores de empresas estabelecidas na Universidade do Minho e no LIFTOFF - GABINETE DO EMPREENDEDOR DA AAUM, tendo como base a metodologia do Business Model Canvas.


III. Objetivos Específicos

Realização de um Workshop com atividades relacionadas às práticas de controlo de gestão com enfoque nas seguintes categorias de análise:

Risco

Orçamento

Performance

Custos

Estratégia

Qualidade

Sistemas de informação

Colaboradores

Clientes


IV. Metodologia

No decorrer da atividade os participantes serão desafiados a discutir e analisar práticas de controlo de gestão a partir de casos e situações apresentadas, e a partir da metodologia do Business Model Canvas, apresentar práticas inovadoras de gestão.


V. Dinamizado por: Wendy Carraro

Doutora em Economia do Desenvolvimento pelo PPGE da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Administração pelo PPGA da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na área de Sistemas de Informações para apoio à tomada de decisões com ênfase em Modelagem de Sistemas (2009). Especialista em Controladoria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, e do Programa de Pós Graduação em Contabilidade (PPGCONT) da UFRGS. Pesquisadora do Instituto de Avaliação de Tecnologia em Saúde - IATS. Integrante e vice-coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo da UFRGS.

Workshop - "Modelos de Missão"

2017-06-21 10:01:05

Inserido na programação do Connecting The Dots, dinamizado em parceria com o Departamento de Apoio a Núcleos da AAUM, este será o segundo workshop de 2017, que irá abordar a temática dos modelos de negócios para o empreendedorismo social e organizações sem fins lucrativos.

Este workshop de 4 horas, decorrerá no Campus de Gualtar, no dia 21 de junho, das 14h00 às 18h00.

Participação gratuita, mediante inscrição.


I. Enquadramento

Num contexto altamente concorrencial, as empresas precisam - mais do que duma oferta diferenciada - dum Modelo de Negócio (a lógica pela qual a organização gera, entrega e captura valor) poderoso. O mesmo é verdade para as organizações sem fins lucrativos.

Para aquelas, a métrica de sucesso são os lucros; para estas o nível de impacto. Mas, comum aos dois tipos de organização, é a necessidade de monitorizar os seus modelos e inovar os mesmos de forma a assegurar que a oferta responda eficazmente às necessidades dos clientes ou que as soluções continuem adequadas aos problemas dos beneficiários.

Para descrever, analisar e desenhar o seu modelo de funcionamento, uma organização sem fins lucrativos pode recorrer a ferramentas semelhantes às utilizadas pelas empresas. Designadamente, a Tela de Modelo de Missão.

Neste workshop abordaremos esta ferramenta e os conceitos com ela relacionados, de forma a que os participantes possam usa-la para trabalho futuro e adquirir uma linguagem comum acerca desta temática.


II. Programa

Definição de Modelo de Negócio

A Tela de Modelo de Negócio

A Tela de Modelo de Missão: uma Tela de Modelo de Negócio adaptada a organizações sem fins lucrativos.

Blocos constitutivos da Tela do Modelo de Missão.

Adequação Problema/Solução.


III. Dinamizado por: João Coutinhas

D.

2ª Tertúlia 2SHARE - “Talentos Alumni”

2017-05-30 09:26:54

Inserida no Ciclo de Tertúlias 2SHARE - “Talentos Alumni”, ocorre já no próximo dia 31 de maio, inserida na Cerimónia de entrega das bolsas de Excelência da Universidade do Minho, a 2ª Tertúlia sob o tema "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades." do poema de Luís Vaz de Camões.

 

Convidados:

José Teixeira - CEO DST;

Sara Braga Simões - Soprano;

 

Moderador:

Daniel Vieira da Silva – Diretor de Informação da RUM

 

 

Participação gratuita, mediante inscrição.

 

Network

Startup F3M

2017-08-08 17:27:48

F3M - Information Systems, SA está a levar a cabo um programa de estágios de Verão com o objectivo de oferecer aos alunos do ensino superior um primeiro contacto com o mundo empresarial.

O conceito subjacente a este programa consiste na simulção da criação de uma sub-empresa, dentro da F3M onde será trabalhado um dos temas abaixo indicado.

 

Para Quem?

Alunos do ensino superior: Grupo de 3 alunos p/tema;

Quanto tempo?

O programa terá a duração de 2 meses;

Quando?

O inicio do programa está previsto para Agosto ou Setembro (data a definir);

 

A F3M oferece aos alunos:


Mentor: (colaborador da F3M) que irá acompanhar e orientar o grupo durante o Programa;

 

Postos de trabalho: totalmente equipados nas instalações da F3M (sede);

 

Flexibilidade de horário: o grupo define onde e quando pretende trabalhar sem estar limitado ao horário de funcionamento da empresa;

 

Transporte e alimentação;


Equipa Experiente e totalmente disponível para apoiar no desenvolvimento do trabalho;

 
Temas: 

Gestão de Stocks por RFID (Radio-Frequency Identification) 

O objectivo será estudar uma solução (já disponível) de gravação e leitura de etiquetas RFID e definir a utilização integrada com solução de Gestão de Stocks;

 

Construção de site para divulgação de projecto/produto

O objectivo passa pela criação de um minisite de divulgação de um projecto/produto, apresentando objectivos roadmap do trabalho e resultados;

 

Novo Portal da Relação com os clientes

O objectivo é o desenvolvimento de um portal que substitua o atual portal social (apenas para utentes, sócios e dirigentes da organização);

 

Donativos

Desenvolvimento de uma APP que permita que o público em geral possa realizar donativos monetários a Instituições de Solidariedade;

 

Pré-Inscrição

Desenvolvimento de uma APP que permita que o público em geral possa realizar uma pré-inscrição nas atividades de uma Instituição de Solidariedade;

 

Voto

Desenvolvimento de uma APP que permita que os sócios de uma organização social, cultural, recreativa e desportiva possam votar nas candidaturas da organização;

 

 

Junta 2 amigos, escolhe um tema e candidata-te enviando email para: asmaia@f3m.pt


Take & Share e Apresentação da Revista Get Started

2017-07-19 14:09:25

LIFTOFF - Gabinete do Empreendedor da AAUM convida empreendedores a participarem no Take and Share que decorre a 25 de julho, a partir das 17.00h, no Campus de Gualtar (Universidade do Minho - Braga).

 

O evento tem como objetivo conectar os participantes através da troca informal de ideias, de experiências e de contributos para o seu negócio. Espera-se que num ambiente informal de networking sejam estabelecidas parcerias e sinergias que possam gerar valor para a região. 

 

Para tal, contaremos com a presença de startups / spinoffs em diferentes fases do negócio, com origem na Universidade do Minho e que, na sua maioria, contaram com o apoio do LIFTOFF em algum momento do seu processo de desenvolvimento bem como com empreendedores em início de acompanhamento.

 

No inicio da sessão será apresentada a revista Get Started que tem como principal objectivo produzir conteúdos educativos e de discussão em torno do empreendedorismo, enriquecendo assim o pensamento crítico dos leitores, em especial da comunidade académica da Universidade do Minho.

 

Programa: 

17.00h Boas Vindas;

17.15h Apresentação da Revista Get Started (coffee break e networking);

18:00h Apresentação do Programa de Sessões Colectivas de Mentoring e Coaching | Novo Rumo a Norte | Joana Barbosa;

18:10h Início da Atividade Take & Share;

19:50h Encerramento;

 

Mentores: 

Sandra Araújo | Administradora da EDIT VALUE® Capital Humano;

Alexandre Mendes | Consultor na área da Gestão de Pessoas criador do Programa Skill Labs;

Profª Elisabete Sá | Professora Auxiliar do Departamento de Gestão da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho na área do Marketing, Estratégia e Empreendedorismo;

André Costa | Consultor na EDIT VALUE® Consultoria Empresarial;

Joana Barbosa | Técnica do Projecto NRN pela AEP;

Martinha Sampaio | Colabora na AIMinho intervindo nas áreas de empreendedorismo, formação e apoio às empresas da região;

 

Os empreendedores interessados podem preencher o formulário de inscrição disponível AQUI.


Iniciativa Co-Financiada: 

Programa Operacional Regional do Norte;

Portugal 2020;

Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional;

Sessão Coletiva de Mentoring e Coaching: Braga

2017-07-18 12:21:24

Tem uma ideia de negócio? Quer pô-la em prática?

 

De forma totalmente gratuita de um percurso de 52h.

ENTRE COM UMA IDEIA e SAIA COM UM NEGÓCIO. 

 

Para quem?

Empresários e Empreendedores

 

As sessões estão estruturadas em 5 grandes áreas: Indivíduo, Competências, Recursos, Projeto e Pitch.

 

Programa: 

Dia 1: 04/09 | 18:00-21:00h Desenvolvimento Pessoal e Autoconhecimento;

Dia 2: 05/09 | 18:00-21:00h Valores/Visão: Definiçãode Metas;

Dia 3: 06/09 | 18:00-21:00h Vendas e Negociação;

Dia 4: 07/09 | 18:00-21:00h Comunicação e Liderança;

Dia 5: 11/09 | 17:00-21:00h Internacionalização;

Dia 6: 13/09 | 16:00-21:00h Marketing Empresarial/Estudos de Mercado;

Dia 7: 18/09 | 16:00-19:00h Modelo de Negócio;

Dia 7: 18/09 | 19:00-21:00h Direito Empresarial;

Dia 8: 19/09 | 18:00-21:00h Gestão Empresarial e Meios de Finaciamento de Projetos;

Dia 9: 20/09 | 18:00-21:00h Gestão Empresarial e Meios de Finaciamento de Projetos;

Dia 10: 21/09 | 17:00-19:00h Inovação;

Dia 10: 21/09 | 19:00-21:00h Estratégia;

Dia 11: 25/09 | 17:00-21:00h Plano de Negócios;

Dia 12: 26/09 | 17:00-21:00h Plano de Negócios;

Dia 13: 02/10 | 17:00-19:00h Apresentação com Impacto;

Dia 13: 02/10 | 19:00-21:00h 90s para conectar;

Dia 14: 03/10 | 17:00-21:00h Falar em público;

 

E, se a sua deia de negócio é enquadrável na Estratégia Regional para a especialização Inteligente (RIS3) do Norte, poderá ainda habilitar-se a um dos 8 prémios NORTE EMPREENDEDOR, no valor de 5000€ cada.

 

As sessões vão decorrer na sala de formação do Espaço AAUM, Universidade do Minho, Pirâmides, Campus de Gualtar.

 

Mais informações e inscrições: https://goo.gl/SPVAZa

 

Questões adicionais: liftoff@aaum.pt