Sign In

Workshop: Inovação nos Controlos de Gestão

2017-06-21 10:01:37

Inserido na programação do Connecting The Dots, este será o terceiros workshop de 2017, que irá abordar a temática da Inovação nos Controlos de Gestão.

Este workshop de 2 horas, decorrerá no Campus de Gualtar, no dia 22 de junho, das 15h00 às 17h00.

No fim do workshop está previsto um espaço para networking dos participantes com coffee break incluido.

Participação gratuita, mediante inscrição.


I. Enquadramento

Inovar é necessário, e também é necessário inovar nos controlos de gestão das organizações. Este workshop tem como finalidade, a partir da utilização da metodologia do Business Model Canvas, disseminar práticas de controlo de gestão de forma a permitir a sua identificação, a sua utilização, as dificuldades e necessidades das empresas.


II. Objetivo Geral

Disseminar práticas de controlo de gestão entre os empreendedores de empresas estabelecidas na Universidade do Minho e no LIFTOFF - GABINETE DO EMPREENDEDOR DA AAUM, tendo como base a metodologia do Business Model Canvas.


III. Objetivos Específicos

Realização de um Workshop com atividades relacionadas às práticas de controlo de gestão com enfoque nas seguintes categorias de análise:

Risco

Orçamento

Performance

Custos

Estratégia

Qualidade

Sistemas de informação

Colaboradores

Clientes


IV. Metodologia

No decorrer da atividade os participantes serão desafiados a discutir e analisar práticas de controlo de gestão a partir de casos e situações apresentadas, e a partir da metodologia do Business Model Canvas, apresentar práticas inovadoras de gestão.


V. Dinamizado por: Wendy Carraro

Doutora em Economia do Desenvolvimento pelo PPGE da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Administração pelo PPGA da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na área de Sistemas de Informações para apoio à tomada de decisões com ênfase em Modelagem de Sistemas (2009). Especialista em Controladoria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, e do Programa de Pós Graduação em Contabilidade (PPGCONT) da UFRGS. Pesquisadora do Instituto de Avaliação de Tecnologia em Saúde - IATS. Integrante e vice-coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo da UFRGS.

Workshop - "Modelos de Missão"

2017-06-21 10:01:05

Inserido na programação do Connecting The Dots, dinamizado em parceria com o Departamento de Apoio a Núcleos da AAUM, este será o segundo workshop de 2017, que irá abordar a temática dos modelos de negócios para o empreendedorismo social e organizações sem fins lucrativos.

Este workshop de 4 horas, decorrerá no Campus de Gualtar, no dia 21 de junho, das 14h00 às 18h00.

Participação gratuita, mediante inscrição.


I. Enquadramento

Num contexto altamente concorrencial, as empresas precisam - mais do que duma oferta diferenciada - dum Modelo de Negócio (a lógica pela qual a organização gera, entrega e captura valor) poderoso. O mesmo é verdade para as organizações sem fins lucrativos.

Para aquelas, a métrica de sucesso são os lucros; para estas o nível de impacto. Mas, comum aos dois tipos de organização, é a necessidade de monitorizar os seus modelos e inovar os mesmos de forma a assegurar que a oferta responda eficazmente às necessidades dos clientes ou que as soluções continuem adequadas aos problemas dos beneficiários.

Para descrever, analisar e desenhar o seu modelo de funcionamento, uma organização sem fins lucrativos pode recorrer a ferramentas semelhantes às utilizadas pelas empresas. Designadamente, a Tela de Modelo de Missão.

Neste workshop abordaremos esta ferramenta e os conceitos com ela relacionados, de forma a que os participantes possam usa-la para trabalho futuro e adquirir uma linguagem comum acerca desta temática.


II. Programa

Definição de Modelo de Negócio

A Tela de Modelo de Negócio

A Tela de Modelo de Missão: uma Tela de Modelo de Negócio adaptada a organizações sem fins lucrativos.

Blocos constitutivos da Tela do Modelo de Missão.

Adequação Problema/Solução.


III. Dinamizado por: João Coutinhas

D.

2ª Tertúlia 2SHARE - “Talentos Alumni”

2017-05-30 09:26:54

Inserida no Ciclo de Tertúlias 2SHARE - “Talentos Alumni”, ocorre já no próximo dia 31 de maio, inserida na Cerimónia de entrega das bolsas de Excelência da Universidade do Minho, a 2ª Tertúlia sob o tema "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades." do poema de Luís Vaz de Camões.

 

Convidados:

José Teixeira - CEO DST;

Sara Braga Simões - Soprano;

 

Moderador:

Daniel Vieira da Silva – Diretor de Informação da RUM

 

 

Participação gratuita, mediante inscrição.

 

Network

Ciclo de Tertúlias 2SHARE

2017-05-30 09:26:01

Com o carimbo Connecting The Dots, estas são tertúlias temáticas onde oradores convidados partilham as suas experiências pessoais e profissionais de forma a motivar e inspirar os estudantes da Universidade do Minho.

 

Num ambiente informal, pretende-se que todos se sintam motivados e envolvidos e tirem o máximo partido deste momento de transmissão de dicas práticas e úteis, e desta partilha e troca de ideias.

 

Para 2017 a Associação Académica da Universidade do Minho em estreita parceria com o Gabinete de Desenvolvimento da Universidade do Minho apresenta um Ciclo de Tertúlias denominadas de “Talentos Alumni”.

 

Este ciclo tem o propósito de trazer de volta à UMinho alguns dos seus Alumni de sucesso, acreditando que os estudantes se possam inspirar nestes exemplos, e desta forma orientar o Seu futuro.

 

Este ciclo inicia com a 1ª tertúlia no dia 17 de fevereiro, Dia da Universidade e encerra a 19 de dezembro no Aniversário da AAUM.

 

 

Calendário | Ciclo de Tertúlias “Talentos Alumni” *

 

| 17 de Fevereiro | Auditório B1 – CP2 | Braga

 

| 31 de maio | Salão Medieval da Reitoria | Largo do Paço | Braga

 

Iniciativa Co-Finaciada:

 

 

- Programa Operacional Regional do Norte;

 

- Portugal 2020; 

 

- Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional;


 

* Programa e Calendário em Construção

7ª ed STARTPOINT@UM

2017-04-27 22:11:01

O Departamento de Saídas Profissionais & Empreendedorismo da Associação Académica da Universidade do Minho, promove a 7a Edição da STARTPOINT@UM - Feira de Emprego e Empreendedorismo, cuja coordenação esta? a cargo do LIFTOFF – Gabinete do Empreendedor da AAUM e do GIP – Gabinete de Inserção Profissional da AAUM. Uma iniciativa cofinanciada pelo Programa Operacional Regional do Norte, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.


Esta iniciativa pretende proporcionar o contacto direto entre os jovens/adultos e o mercado de trabalho, propiciando a divulgação de oportunidades e captação de talentos/candidatos, bem como, o desenvolvimento de competências o networking dos participantes, acontecerá a 2 de Maio de 2017 no Campus de Azure?m da Universidade do Minho - Guimarães.


Atividades Paralelas

 

A STARTPOINT@UM Paralelas será um espaço de múltiplas atividades, sendo de salientar as atividades complementares como talks, formações e workshops.

Consulta as atividades agendadas AQUI.

 

Entidades em Expositor

 

Nesta edição os participantes poderão contar com:

 

- Orientação e desenvolvimento pessoal e profissional;

- Presença de entidades com processos de recrutamento em curso;

- Apoio técnico/identificação de sistemas de apoio e incentivo ao desenvolvimento de ideias de negócio, espaços de aceleração de start ups e muito mais!

 

Consulta as entidades presentes AQUI.

 

 

*Informação em atualização

 

NOTA: A AAUM disponibilizará transporte entre os campi (limitado ao horário em vigor).

 

 

Iniciativa Co-Finaciada:

 

 

- Programa Operacional Regional do Norte;

 

- Portugal 2020; 

 

- Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional;


ATIVIDADES PARALELAS | StartPoint@UM 7ª Edição

2017-04-27 22:09:55

terça-feira, 2 de maio

09.30 - STARTPOINT@UM | Abertura de Portas

 

09.30 - 18.00 - Exposição de Empresas e Instituições

 

09.30 - Sessão de Abertura


António M. Cunha | Reitor da Universidade do Minho*

Domingos Bragança | Presidente da Câmara Municipal de Gumarães*

Bruno Alcaide | Presidente da Associação Académica da Universidade do Minho

  

ATIVIDADES PARALELAS

10.30 - 17.15 - Connecting the DOT's

 

DOT 1 - Auditório B1.13

10.30 - 11.15 - Mercado de trabalho e as novas gerações | Capital Humano EDIT VALUE® | Sara Oliveira

11.30 - 12.15 - Mobilidade e oportunidades para os jovens | Agência Erasmus+ Juventude em Ação | Pedro Couto Soares

14.30 - 15.15 - EDP Starters - Apoio ao empreendedorismo | EDP | João Sabido, Miguel Burguete e António Lopes

15.30 - 16.15 - Descobre o potencial empreendedor que há em ti! | AIMinho e AEP | Martinha Sampaio e Joana Barbosa

16.30 - 17.15 - A curiosidade matou o... xoninhas! | Inspiring Future | Filipa dos Santos Cunha

 

DOT 2 - Auditório B1.10

11.30 - 12.15 - YESS! Youth + Experience = Successfull Startup | Fundação AEP | Maria Elisa Figueiredo

14.30 - 15.15 - A ilusão de agradar a todos e arte de agradar a si mesmo: dicas para a eficácia na obtenção de emprego | TecMinho | Paulo Silva

15.30 - 16.15 -  ACCELARATE! THE FUTURE. NOW! | Delphi | José Carreiras

16.30 - 17.15 - Apresentação da bolsa de emprego da U. Minho | Gabinete de Desenvolvimento da Universidade do Minho | Íris Saraiva

 

18.00 - STARTPOINT@UM | Fecho de Portas.

 

Inscrições AQUI

 

Nota:


- Será disponibilizado transporte entre campis;

-Será atribuido certificado de participação, mediante inscrição;

 

*a confirmar


Informação em atualização


Iniciativa Co-Finaciada:


- Programa Operacional Regional do Norte;

- Portugal 2020;

- Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional;