Liftoff

12 de Maio, 2011

Gabinete do Empreendedor

Sobre o projecto

O LIFTOFF - Gabinete do Empreendedor da AAUM, pretende contribuir para a criação de condições sociais, económicas e culturais que facilitem, apoiem e incrementem a qualificação contínua do empreendedorismo. Este projecto procura contribuir significamente para facilitar a transformação de conhecimento em ideias de negócio, criando, crescendo, inovando e internacionalizando.
Minimizar as dificuldades com que se defrontam os (potenciais) empreendedores da comunidade académica da universidade do minho face aos desafios da competitividade num mundo cada vez mais global, criando um ambiente estimulante ao empreendedorismo qualificado, assumem-se como objectivos prioritários deste projecto. Pretende-se potenciar a eficiência de um sistema que se quer mobilizador do conhecimento, da inovação e do espírito empreendedor. O empreendedorismo qualificado é uma das saídas profissionais que melhor pode garantir um futuro promissor. Aliar competências académicas com o mercado de trabalho é uma das chaves para o sucesso.
Assim sendo, facilmente se percebe que a criação e o apoio a novos projectos empresariais com carácter inovador, com viabilidade económico-financeira e com valor acrescentado, contribuem de forma decisiva para o desenvolvimento do tecido empresarial, com consequências muito benéficas para a economia da região e do país.


SÃO OBJECTIVOS DESTE PROJECTO:

Fomentar uma cultura empreendedora, facilitando o acesso a meios e informações de grande interesse e utilidade;
Divulgar ideias empreendedoras e projectos empresariais provenientes do empreendedorismo qualificado;
Contribuir para a criação e consolidação de uma cultura científica e empreendedora na região do minho;
Incrementar a proximidade com a temática do empreendedorismo qualificado;
Produzir conteúdos científicos e educativos no âmbito do Empreendedorismo;
Criar mecanismo de divulgação e promoção da cultura empreendedora e da importância da carreira académico;
Contribuir para aumentar o número de jovens que optam por dar continuidade aos seus estudos superiores;
Apoiar os jovens empresários na promoção das suas empresas, de forma dinânica e eficaz;
Formar e informar a comunidade académica e o meio envolvente sobre temas relacionados com oportunidades de negócio, criação, gestão e internacionalização de empresas.


VISÃO

O LIFTOFF tem por Visão ser ponto de referência na Universidade do minho no apoio ao empreendedorismo qualificado.


MISSÃO

Este projecto tem por Missão: fomentar e apoiar o espírito empreendedor da comunidade académica da Universidade do minho. O LIFTOFF - Gabinete do Empreendedor da AAUM entende por comunidade académica todos os alunos, professores, funcionários.