Formação

21

Junho 2017

Workshop - "Modelos de Missão"

Inserido na programação do Connecting The Dots, dinamizado em parceria com o Departamento de Apoio a Núcleos da AAUM, este será o segundo workshop de 2017, que irá abordar a temática dos modelos de negócios para o empreendedorismo social e organizações sem fins lucrativos.

Este workshop de 4 horas, decorrerá no Campus de Gualtar, no dia 21 de junho, das 14h00 às 18h00.

Participação gratuita, mediante inscrição.


I. Enquadramento

Num contexto altamente concorrencial, as empresas precisam - mais do que duma oferta diferenciada - dum Modelo de Negócio (a lógica pela qual a organização gera, entrega e captura valor) poderoso. O mesmo é verdade para as organizações sem fins lucrativos.

Para aquelas, a métrica de sucesso são os lucros; para estas o nível de impacto. Mas, comum aos dois tipos de organização, é a necessidade de monitorizar os seus modelos e inovar os mesmos de forma a assegurar que a oferta responda eficazmente às necessidades dos clientes ou que as soluções continuem adequadas aos problemas dos beneficiários.

Para descrever, analisar e desenhar o seu modelo de funcionamento, uma organização sem fins lucrativos pode recorrer a ferramentas semelhantes às utilizadas pelas empresas. Designadamente, a Tela de Modelo de Missão.

Neste workshop abordaremos esta ferramenta e os conceitos com ela relacionados, de forma a que os participantes possam usa-la para trabalho futuro e adquirir uma linguagem comum acerca desta temática.


II. Programa

Definição de Modelo de Negócio

A Tela de Modelo de Negócio

A Tela de Modelo de Missão: uma Tela de Modelo de Negócio adaptada a organizações sem fins lucrativos.

Blocos constitutivos da Tela do Modelo de Missão.

Adequação Problema/Solução.


III. Dinamizado por: João Coutinhas

D.

Ler mais

22

Junho 2017

Workshop: Inovação nos Controlos de Gestão

Inserido na programação do Connecting The Dots, este será o terceiros workshop de 2017, que irá abordar a temática da Inovação nos Controlos de Gestão.

Este workshop de 2 horas, decorrerá no Campus de Gualtar, no dia 22 de junho, das 15h00 às 17h00.

No fim do workshop está previsto um espaço para networking dos participantes com coffee break incluido.

Participação gratuita, mediante inscrição.


I. Enquadramento

Inovar é necessário, e também é necessário inovar nos controlos de gestão das organizações. Este workshop tem como finalidade, a partir da utilização da metodologia do Business Model Canvas, disseminar práticas de controlo de gestão de forma a permitir a sua identificação, a sua utilização, as dificuldades e necessidades das empresas.


II. Objetivo Geral

Disseminar práticas de controlo de gestão entre os empreendedores de empresas estabelecidas na Universidade do Minho e no LIFTOFF - GABINETE DO EMPREENDEDOR DA AAUM, tendo como base a metodologia do Business Model Canvas.


III. Objetivos Específicos

Realização de um Workshop com atividades relacionadas às práticas de controlo de gestão com enfoque nas seguintes categorias de análise:

Risco

Orçamento

Performance

Custos

Estratégia

Qualidade

Sistemas de informação

Colaboradores

Clientes


IV. Metodologia

No decorrer da atividade os participantes serão desafiados a discutir e analisar práticas de controlo de gestão a partir de casos e situações apresentadas, e a partir da metodologia do Business Model Canvas, apresentar práticas inovadoras de gestão.


V. Dinamizado por: Wendy Carraro

Doutora em Economia do Desenvolvimento pelo PPGE da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Administração pelo PPGA da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na área de Sistemas de Informações para apoio à tomada de decisões com ênfase em Modelagem de Sistemas (2009). Especialista em Controladoria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, e do Programa de Pós Graduação em Contabilidade (PPGCONT) da UFRGS. Pesquisadora do Instituto de Avaliação de Tecnologia em Saúde - IATS. Integrante e vice-coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo da UFRGS.

Ler mais

31

Maio 2017

2ª Tertúlia 2SHARE - “Talentos Alumni”

Inserida no Ciclo de Tertúlias 2SHARE - “Talentos Alumni”, ocorre já no próximo dia 31 de maio, inserida na Cerimónia de entrega das bolsas de Excelência da Universidade do Minho, a 2ª Tertúlia sob o tema "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades." do poema de Luís Vaz de Camões.

 

Convidados:

José Teixeira - CEO DST;

Sara Braga Simões - Soprano;

 

Moderador:

Daniel Vieira da Silva – Diretor de Informação da RUM

 

 

Participação gratuita, mediante inscrição.

 

Ler mais

29

Março 2017

Workshop | What am I like?

Inserido na programação do Connecting The Dots, este será o primeiro workshop de 2017, que irá abordar a temática do autoconhecimento.

Este workshop de 2 horas, decorrerá no Campus de Azúrem, no dia 29 de março, das 14h30 às 16h30.

Participação gratuita, mediante inscrição.


I. Objetivo: 
Identificar as competências mais fortes e os aspetos que podem ser melhorados, de tal modo que cada participante se consiga auto-valorizar e também diferenciar dos demais.

II. Conteúdos Programáticos:
- Autoconsciência e Autoconhecimento;
- O que são competências?
- Balanço das Competências Transversais;
- Objetivos e Desenvolvimento de Competências.  

III. Dinamizado por: Ana Rodrigues

Consultora de Gestão de Recursos Humanos e Formadora na área da eficiência comportamental desde 2008.
Iniciou a sua carreira profissional no Grupo Randstad, trabalhando em projetos de desenvolvimento de competências e gestão estratégica de recursos humanos com empresas de referência nacional nas mais diversas áreas de atividade (Farmacêutica, Autoestradas, Indústria, Telecomunicações, Banca, Consultoria, entre outras). 
Licenciada em Psicologia e tendo concluído em 2013 o Mestrado em Gestão de Recursos Humanos pela Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, atualmente frequenta o Doutoramento em Ciências Empresariais na EEG. Na sua investigação pretende explorar a relação entre Inteligência Emocional, Clima Organizacional e Desempenho Profissional.




Ler mais

07

Março 2017

Improve your Job, Step by Step

Inserida no programa "Knowing How" os Gabinetes de Saídas Profissionais & Empreendedorismo da AAUM em parceria com a EDIT VALUE® Formação Empresarial, apresenta o programa de formação: "Improve your Job, Step by Step" (8h). Este programa terá inicio no próximo dia 7 de março e, poderá ecolher entre fazer o programa completo ou algumas sessões individuais.

 

Programa e Objetivos:

Sessão 1: Know your Skills (2h) - 07/03

- Ser capaz de identificar e reconhecer as hard e soft skills

 

Sessão 2: Build a Catching CV (2h) - 16/03

- Desenhar um CV que capte a atenção do empregador

 

Sessão 3: Preparing for a Focus Group (2h) - 23/03

- Identificar a postura, atitude e comportamento a deenvolver um Grupo de Focus

 

Sessão 4: Getting ready for an Interview (2h) - 04/04

- Preparar a entrevista de emprego

 

 

Formadoras:

Sandra Araújo, admnistradora da EDIT VALUE® Formação Empresarial, onde é gestora de recursos humanos, formação e consultora nas áreas da gestão, mudança organizacional, responsabilidade social e igualdade de género. Licenciada em Sociologia das Organizações e Mestre em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade do Minho.

 

Sara Oliveira, pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos, desenvolve funções de Consultora de Recursos Humanos na EDIT VALUE® Formação Empresarial, atuando também como formadora.


Destinatários: Ativos, Estudantes e recém-graduados

Duração: 8 horas

Calendarização: 7, 16, 23 de março e 4 de abril de 2017.

Horário: 11h00-13h00

Número máximo de participantes: 12.

 

Número minimo de participantes: 8


Valor:

- Sessão individual: 10€ Sócio AAUM; 15€ Aluno; 17€ Externo.

- Programa completo: 20€ Sócio AAUM; 25€ Aluno; 35€ Externo.


 

 

Ler mais

20

Março 2017

Finanças para não Financeiros

Inserida no programa “Knowing How” os gabinetes de Saídas Profissionais e Empreendedorismo da AAUM em parceria com a EDIT VALUE® promove a Formação de Viabilidade de Negócios. A ter início no próximo dia 20 de março de 2017.

Objetivos gerais e específicos:

Compreender a importância da Avaliação Financeira de projetos;

Saber estimar e fundamentar as projeções de gastos, rendimentos, investimentos e financiamentos de um projeto utilizando o Modelo Canvas;

Saber analisar as projeções financeiras de um projeto; 

Tópicos a abordar:

Como efetuar a projeções de gastos, rendimentos, investimentos e financiamentos;

Como interpretar um balanço e demonstração de resultados;

Como elaborar um estudo de viabilidade económico-financeiro;

Como analisar as projeções económico-financeiras de um projeto;

Destinatários:

Ativos, estudantes e recém graduados;

Formador:

Dr. Manuel Fernandes (Formador EDIT VALUE® Formação Empresarial; Consultor Nacional de Benchmarking do IAPMEI)


Nota: Esta formação tem um limite máximo de 15 participantes, por isso não percas tempo e inscreve-te já!

Ler mais

18

Abril 2017

Constrói um currículo implacável!

Inserida no programa “Knowing How” o Departamento de Saídas Profissionais & Empreendedorismo da AAUM em parceria com a Work ID, apresenta o programa de formação: “Constrói um currículo implacável” (6h). O programa tem início no dia 18 de abril de 2017 e poderá escolher fazer o programa completo ou escolher assistir a sessões individuais.

 

Programa:

Sessão 1: Europass VS Criativo (1h30)

- Diferenças dos tipos de CV’s;

- Qual o melhor CV adaptado ao meu perfil?;

- Tendências dos currículos.


Sessão 2: Estrutura base do currículo (1h30)

- Vantagens e desvantagens do CV personalizado;

- Transformar o meu perfil profissional num CV com impacto;

- A importância de marcar a diferença num mercado tão saturado.


Sessão 3: Como devo enviar o meu CV? (1h30)

- Dicas e sugestões criativas;

- Elementos complementares ao currículo.


Sessão 4: Análise curricular dos cvs dos participantes, em grupo e individualmente (1h30)

 

Formadora:

Sara Silva é licenciada em Ciências da Comunicação e fundadora da Work ID, uma empresa que trabalha na área da empregabilidade criativa. Possui vasta experiência no que respeita à inserção de candidatos no mercado de trabalho, mais especificamente no que respeita à construção de toda a sua imagem profissional. Dinamiza ações de formação relacionadas com currículos criativos, postura no mercado de trabalho, procura ativa de emprego e empreendedorismo criativo.



Destinatários: Ativos, Estudantes e recém-graduados.

Duração do curso: 6 horas

Calendarização: 18, 20, 25 e 27 de abril.

Horário Pós-laboral: 18h30-20h00

Número máximo de participantes: 20

Número minimo de participantes: 8

Valor:

- Sessão individual: 7,5€ Sócio AAUM; 10€ Aluno; 15€ Externo

- Programa completo: 20€ Sócio AAUM; 25€ Aluno; 35€ Externo

*Datas em confirmação
 

Ler mais

17

Fevereiro 2017

1ª Tertúlia

Inserida no Ciclo de Tertúlias 2SHARE -Talentos Alumni”, ocorre já no próximo dia 17 de fevereiro, dia da Universidade, a 1ª Tertúlia sob o tema "Quem és, de onde vens, e para onde vais?" de Manuel Maria Barbosa du Bocage.


Convidados:

Isabel Fernandes – Diretora do Paço dos Duques

António Cunha – Reitor da Universidade do Minho

Pedro Fraga – CEO F3M

 

Moderador:

Daniel Vieira da Silva – Diretor de Informação da RUM


A participação nesta atividade representa 0.25 ECTS creditados para alunos da EEG (no âmbito do programa EEGenerating Skills) mediante inscrição no link infra e confirmação de presença. Posteriormente, será entregue certificado de participação.

Ler mais

06

Fevereiro 2017

PORTO BUSINESS SCHOOL GRAND CONFERENCE

A Porto Business School Grand Conference é uma conferência de enorme referência e impacto em Portugal que todos os anos reúne na Casa da Música mais de 1000 líderes empresariais, para um programa de liderança.

Para a sétima edição, focámo-nos no futuro e na responsabilidade de cada um de nós enquanto líderes, assumirmos um papel de relevo na construção de um maior e melhor amanhã. Não há fronteiras entre o presente e o futuro. E a melhor forma de prever o que poderá acontecer amanhã é assumir, hoje mesmo, uma postura corajosa na sua construção.

Be bold. The future is now é, assim, o grande tema da PBS Grand Conference 2017 que juntará no dia 6 de fevereiro, no palco da Casa da Música, David Rowan, Lisa Bodell e Peter Diamandis.

David Rowan, editor da revista Wired UK, abre o programa com uma intervenção de enorme impacto, relatando tendências e tecnologias que estão transformar o mundo e a ditar todo um novo contexto de ação e interação. Future: The trends transforming our World.

Lisa Bodell, CEO da Future Think, reconhecida futurista e especialista em processos de inovação, fará uma exposição de enorme interesse onde revela sistemas de pensamento disruptivo e métodos de invenção e reinvenção de negócios e organizações focadas em vencer no futuro.  Kill the company: End the status quo, start an innovation revolution, é o tema que promete provocar os líderes e as empresas para a transformação incontornável de quem quer liderar o futuro.

Peter Diamandis, Presidente e CEO da X PRIZE Foundation, é o orador que fecha o programa, inspirando todos os líderes a entenderem naturalmente as tendências, as dinâmicas sociais e de negócio do futuro, e acima de tudo, a assumir com entusiasmo e coragem um papel de destaque num mundo que se quer maior e melhor, com mais e melhor riqueza, mais e melhor alinhamento com o planeta e toda a humanidade. Bold: How to go big, create wealth and impact the world é o mote da sua intervenção.

Uma conferência inspiradora e imperdível, na qual pretendemos que a liderança para um maior e melhor amanhã seja efetivamente uma determinação comum de todos os líderes Portugueses.

 

Ler mais