Notícias

2017-10-10 18:48:07

StartPoint@UM - Feira de Emprego e Empreendedorismo

A Associação Académica da Universidade do Minho promove a 8 ª edição da STARTPOINT@UM, cuja coordenação está a cargo dos gabinetes técnicos: LIFTOFF – Gabinete do Empreendedor e Gabinete de Inserção Profissional da AAUM. O evento decorre nos dias 15 e 16 de novembro na Universidade do Minho, Campus de Gualtar, em Braga.

         

À semelhança do que aconteceu nas edições anteriores, esta iniciativa pretende proporcionar o contacto direto entre os jovens/adultos e o mercado de trabalho, propiciando a divulgação de oportunidades, o desenvolvimento de competências e o networking dos participantes, tendo como público-alvo a comunidade académica (alunos, ex-alunos, investigadores, docentes e funcionários), jovens desempregados e empreendedores.                                                                                                                                                                          

 

O evento constitui uma oportunidade para as empresas partilharem as suas experiências com a comunidade académica, promoverem os seus projetos, criando, junto dos visitantes, uma relação com a sua marca bem como expandir as suas redes de contactos. Será ainda o espaço ideal para divulgação de ofertas de emprego junto dos estudantes da UMinho e demais público.

 

As entidades/empresas poderão fazer inscrição AQUI

 

Mais informações sobre edições anteriores AQUI

 

Mais informações: liftoff@aaum.pt / gip@aaum.pt

Ler Mais

2017-09-27 11:57:35

Working Ideas 7ª Edição

 

Queres trabalhar uma ideia de negócio?!

Então tens de participar na 7ª edição do LIFTOFF Working Ideas!



Nesta edição temos um programa ainda mais aliciante onde serão atribuídos apoios aos projetos que avancem da ideia para o negócio, tais como:


- Elaboração do Plano de Negócios;

- Consultoria Especializada de Apoio à Constituição de Empresas;

- Consultoria Especializada de Apoio à Propriedade Industrial;

 


Este projeto pretende incentivar/impulsionar a conceção e desenvolvimento de ideias de negócio através de empreendedores organizados em equipa. Este ano introduzimos uma novidade! Possibilitamos a participação de forma individual ou em equipa*! Podes inscrever-te mesmo que não tenhas uma ideia, só precisas de ter espirito empreendedor, capacidade de iniciativa e muita vontade de participar!



Serão selecionados participantes com diferentes competências e são selecionadas as melhores ideias.  Para as inscrições individuais, serão formadas equipas em função da identificação dos participantes com a pool de ideias eleitas e dos contributos que cada elemento do grupo poderá dedicar.



Formadas todas as equipas, é altura de deitar mãos ao trabalho! Desenvolvem-se competências, analisa-se a ideia e estrutura-se um modelo de negócio. Tomadas as decisões, está criado um conceito e uma estratégia de negócio que vai ser necessário defender com “unhas e dentes”.



Ao longo de todo o processo, os promotores contarão com o apoio de vários mentores convidados, cujo conhecimento e experiência serão um contributo fundamental para melhorar o projeto de cada grupo.



 

Elaborado o modelo de negócios, importa preparar uma apresentação atrativa em formato “pitch” que cative potenciais investidores numa sessão de encerramento do “Liftoff Working Ideas”. Porque não viabilizar a ideia no mercado?

 

Objetivos


- Fornecer ferramentas aos jovens estudantes universitários para que sejam capazes de explorar oportunidades, planificar e desenvolver um modelo de negócio, privilegiando a sua criatividade, investigação e capacidade de inovação em projetos de valor acrescentado, com o apoio de técnicos especialistas e empresários de renome;


- Desenvolver competências para o trabalho em equipa nos potenciais empreendedores;

 

- Promover a oportunidade de apresentação de um modelo de negócios amadurecido a uma panóplia de business angels, capitais de risco e investidores que possam associar-se na viabilização destes projetos no mercado.


Destinatários


Aberto a toda a comunidade com espírito empreendedor, ideias, motivação, criatividade e/ou capacidade de iniciativa.


Calendarização


13 de outubro a 2 de novembro de 2017 (com alguns dias de interrupção)


Regulamento

Regulamento disponivel AQUI!


Inscreve-te já AQUI.

 

Para mais informações contacta:  liftoff@aaum.pt

Ler Mais

2017-09-15 18:25:57

Portfollium Developer

Tens perfil empreendedor, mas falta-te uma ideia?


Gostavas de participar de forma ativa num projeto inovador?


Se és aluno ou ex-aluno da UMinho na área de: Engenharia Informática, Telecomunicações, Ciências da Computação ou áreas afins. Possuis conhecimentos de:

Angular 2 e Angular 1;

WebRTC;

Node.js e PHP;

Base de dados (MySQL, MongoDB);

Servidores VPS;


O projeto Portfollium&company® está à tua procura! Junta-te a esta equipa empreendedora!

 

Queres saber mais? Preenche o seguinte formulário: https://goo.gl/VjhTFj

Ler Mais

2017-09-15 11:59:35

Lift Off – Entrepreneurs Launch Workshop

Constituição de empresas, comunicação e marketing, comercial e vendas, financiamento e investimento, contabilidade, recursos humanos, internacionalização, apoios dos fundos estruturais, fiscalidade, temas jurídicos, estratégia empresarial, obtenção de incentivos e parcerias estratégicas de negócio.

Estes são os temas a debater no evento Lift Off – Entrepreneurs Launch Workshop. Próximo dia 19 de setembro no Edifício Gnration, em Braga.


O evento, aberto ao público, conta já com a confirmação de entidades como a APBA, a Eirostec – Investimentos e Fundos Europeus, a eSolidar, a Moneris, a Michael Page, a PwC – PricewaterhouseCoopers, a Surreal,a Sétima e a Teixeira & Guimarães.


Para participar no evento basta fazer a inscrição (gratuita) em http://bpcc.pt/events/191-lift-off-entrepreneurs-launch-workshop.html

 

Esta iniciativa é organizada pela Câmara de Comércio Luso-Britânica, juntamente com a Sociedade de Advogados Teixeira & Guimarães, a Startup Braga e a Invest Braga.

Ler Mais

2017-09-11 11:21:52

Green Eye | Novo empreendedor

O objetivo deste programa é apoiar novos e potenciais empreendedores na criação do seu próprio negócio, e ao mesmo tempo dar aos empresários de acolhimento uma oportunidade para desenvolver a competitividade e impulsionar o crescimento da sua empresa através de uma aprendizagem e colaboração mútuas.


Os novos empreendedores (NE) terão a oportunidade de adquirir conhecimentos, boas práticas e conhecer diferentes métodos de trabalho relevantes para o arranque ou fortalecimento do seu projeto empresarial, junto de empresários experientes num outro país Europeu. Os empresários de acolhimento (HE) terão a oportunidade de trabalhar com projetos empresariais sugeridos pelos novos empreendedores, atuando como mentores, permitindo desta forma otimizar o negócio da sua empresa ou ampliar o conhecimento sobre outros mercados potenciais e relevantes ao negócio.


O novo empreendedor (NE) receberá uma bolsa financiada pelo programa para custear a sua estadia durante o intercâmbio, que poderá ter uma duração de 1 a 6 meses.  O processo de inscrição para novos empreendedores e empresários de acolhimento deve ser efetuado online. Consulta a tabela financeira mensal paga por cada país de estadia.


Como participar?


 

1. Preparar os documentos de candidaturas: Curriculum Vitae (em inglês) atualizado e o plano de negócios (Português ou Inglês);

2. Preencher o formulário de inscrição online em inglês, e anexar o CV atualizado e respetivo plano de negócios;

3. Selecionar como ponto de contacto local a TecMinho, que fará a gestão de todo o processo de intercâmbio e pagamento da bolsa mensal de acordo com o pais de estadia;

4. Depois de validada a candidatura inicia-se o contato entre o Novo Empreendedor (NE) e o Empresário de Acolhimento (HE), que pode ser elegido pelo próprio NE ou proposto pela própria plataforma Erasmus para Jovens Empreendedores.

 

Documentos consultar:


Green EYE - Novo Empreendedor (NE) [Brochura]


Guia de registo como Novo Empreendedor (NE)


Guia geral do programa


O projeto "Green EYE" é uma iniciativa da União Europeia Financiado ao abrigo do Programa COSME (2014-2020)  que será coordenado em Portugal pela TecMinho, tendo como parceiros a consultora Van Der Meer & Van Tilburg (Holanda), a Almacube SRL (Itália), Universidade de Aalborg (Dinamarca) e a Universidade de Economia de Cracóvia (Polónia).


Mais informações: greeneye@tecminho.uminho.pt

Ler Mais