Notícias

2018-04-10 16:12:58

Da ideia à Ideia de Negócio

DOT 1- Anfiteatro B1.10

A sessão "Da ideia à Ideia de Negócio" está inserida na 9ª edição da STARTPOINT@UM e, irá decorrer no dia 17 de abril das 10:30 às 11:15, no Anfiteatro B1.10 da Grande Nave no Campus de Azurém da Universidade do Minho.

 

Breve descrição da sessão:


Transformar uma ideia num ideia de negócio é a chave a partir do qual se desenvolve um projeto empresarial. Porém, dado que nem todas as ideias são válidas, é necessário testar o seu potencial de mercado.

Nesse sentido, uma ideia terá potencial quanto maior for o seu potencial de mercado. Uma ideia só é uma boa ideia se esta for realista, viável e ir essencialmente ao encontro das necessidades de quem as sente. Mas, como me inspirar a ter uma boa ideia de negócio? Como se avaliam ideias com potencial de negócio?

O que se deve ter sempre presente é que não é necessário inventar algo de novo para se poder criar um negócio. Na maioria dos casos, basta olhar à nossa volta e descobrir uma necessidade que não tenha sido ainda satisfeita. Pode ser um novo produto, um novo serviço, uma invenção uma nova forma de fazer o mesmo produto ou prestar o mesmo serviço. Mesmo que que o produto ou serviço que queremos implementar já exista, podemos pensar sempre como ofercê-lo de outra maneira.

"As ideias são muitas vezes como bebés, nascem pequenas, imaturas e sem forma definida. São mais uma promessa do que um resultado. Nas empresas inovadoras, os executivos não dizem "esta é uma ideia tola!". Pelo contrário, perguntam: -"O que precisaríamos para transformar esta ideia embrionária, semipronta e tola em algo que faça sentido, que seja uma oportunidade para nós?" (Peter Drucker, em As fronteiras da Administração):

 

Dinamizador:

 

Helena Moura trabalha na TecMinho desde 2009, especificamente no Departamento de Empreendedorismo, como Técnica Superior de Empreendedorismo. Iniciou o seu percurso profissional como coordenadora e gestora operacional de um programa de apoio à geração e desenvolvimento de ideias de negócio. Para além disso, presta apoio e acompanhamento a empreendedores ao nível do desenvolvimento das suas ideias de negócio, aconselhamento dos melhores apoios a finaciamento, incubação e criação de empresas/spin-offs. Das suas últimas funções, faz parte a gestão operacional de um programa de apoio à fase de pré-arranque e arranque de empresas com carácter de inovação/diferenciação.

 

Inscrições: 

https://a.beamian.com/#/event/startpointum

 

Estás à espera de quê?! Marca na agenda e inscreve-te já!